quarta-feira, 15 de junho de 2011

"Nunca tenhamos pressa ao trabalhar para Deus. Estamos ao seu dispor. Fazemos a sua obra, não a nossa"

Pensamento do dia: P. Mortier
____________________________________________________
Leitura Bíblica do dia: Atos 4.36-37

Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas oram acrescentadas ao Senhor (At 11.24)
____________________________________________________

Barnabé

Barnabé é daqueles homens de fé de que pouco ouvimos falar. Alguém cujo o nome não está no título de nenhum livro bíblico, e cuja história é narrada em alguns poucos versículos da Bíblia. Barnabé era um judeu pertencente à tribo de Levi, que fora destinada ao sacerdócio de Deus. Havia, porém, nascido na Ilha de Chipre, um local de cultura grega. O nome de nascimento dele era José - por que então o chamaram Barnabé?
Esse "apelido" significa filho da consolação. Consolar, animar e exortar eram tarefas essenciais na vida dos apóstolos de Jesus. No entanto, para Barnabé, consolar era um dom que ele exercia com muita alegria e desprendimento. Era visto como um homem bom, em quem o Espírito de Deus habitava plenamente e que demostrava fé no Senhor Jesus Cristo. Na língua grega consolar significa literalmente "chamar de lado". O consolador coloca-se ao lado de outra pessoa para auxiliá-la naquilo que pode edificar sua vida.
Consolar significa mais do que dizer palavras bonitas, floreios, versos decorados. Consolar é colocar-se ao lado de quem sofre. Não é ser simpático, é ser empático, isto é, dispor-se a sentir a mesma dor que o outro sente. Quem consola, não precisa falar, precisa antes estar ao lado, disposto a abraçar, amar servir, orar e, se a ocasião permitir, compartilhar algo da palavra de Deus.
Em alguns momentos, a consolação terá o caráter de exortação. Colocar-se ao lado de quem está errado implica ajudá-lo a ver seus erros e reconduzi-lo ao caminho da verdade. O objetivo é sempre levantar o que está caído, ajudá-lo em sua angústia e firmá-lo para que prossiga a sua caminhada junto ao Senhor Jesus. Muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor por meio da consolação que Barnabé ofereceu. Quando alguém estiver sofrendo ao seu lado, seja qual for o motivo, estenda sua mão e ofereça o consolo do Senhor.

O abraço com o amor de Deus vale mais que muitos discursos bonitos.

______________________________________________________

Reflexão

Esses namorados e essas namoradas...

Estão por aí. Manifestam afeto em todos os lugares onde se encontram: nos coletivos e nos parques, nos bares e lanchonetes. Vestem-se bem, quase sempre estão perfumados. Trocam juras de amor. São meio ou muito apaixonados. Será que basta a paixão para o casamento? Será que o amor desses namorados todos é forte o suficiente para percorrer todos os caminhos da vida conjugal e familiar? Os que se casam sabem que a vida dá muitas voltas, que desse envolvimento podem nascer filhos e filhas, que a saúde pode faltar, que os parentes de um e de outro podem ajudar, mas também atrapalhar. Não basta apenas uma paixão fugaz. Os enamorados que querem unir seus destinos precisam ser iniciados num amor sólido, fiel e generoso. O amor é amor quando provado no dia a dia da vida.

______________________________________________________
Leituras Recomendadas: 2Cor 9,6-11 / Sl 111 / Mt 6,1-6.16-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário