terça-feira, 7 de junho de 2011

"Não é a diversidade, mas a falta de comunhão entre as igrejas o que provoca o escândalo."

Pensamento do dia: Juan Bosh Navarro
_____________________________________________________
Leitura Bíblicas do Dia: Jó 1.1-5; 13-22

Jó não culpou Deus de coisa alguma. (Jó 1.22b.)
_____________________________________________________

Reações

Jó era um homem admirável por seu caráter, temor a Deus e também por suas atitudes. O próprio Deus o elogia diante de Satanás, dizendo que não havia ninguém na terra como ele. Um homem íntegro, confiável, acima de qualquer suspeita. Satanás questiona: "Será mesmo?" e desafia: tire deste homem tudo o que tem e veja sua reação - certamente amaldiçoará seu Deus. Então, num dia que parecia ser como qualquer outro, Jó soube que perdera todos os seus rebanhos e boa parte de seus empregados, além de seus amados filhos - todos, de uma só vez. O que você faria? Como reagimos numa situação dessas?
Nossa tendência é olhar para o céu e culpar aquele que governa o mundo. Não é coincidência o fato de muitos dizerem "Meu Deus!" quando recebem uma notícia ruim. Geralmente, não é um apelo por ajuda, mas algo como "Puxa, Deus, precisava ser tão mau comigo?" A verdade é que as pessoas, cristãs ou não, tendem a culpar o Senhor quando acontecem coisas ruins, esquecendo tudo de bom que ele já fez por elas. Temos de achar um culpado e, se não há ninguém por perto para culpar, o jeito é reclamar com Deus - afinal, ele tem tudo nas mãos e é o grande responsável pelas circunstâncias em que nos achamos.
Jó não recebeu uma notícia ruim, mas uma sequência delas. No seu lugar, qualquer um se desesperaria. Mas ele teve uma reação admirável: admitiu que tudo o que tinha fora dado pelo senhor - então Deus tinha todo o direito de levar seus bens e filhos: Deus deu, Deus tirou. Ele não se revoltou, mas aceitou tudo aquilo e até louvou o Senhor! Precisamos lembrar-nos desta reação de Jó quando enfrentamos problemas. devemos sempre relembrar que Deus está no controle de nossas vidas, nos sustenta e é a ele que pertencem nossos bens. Mesmo se perdermos tudo, ele nos ajudará continuar vivendo. Que tenhamos uma vida tão consagrada a Deus que possamos louvá-lo independentes das circunstâncias, como Jó fez.

Imitar Jó é uma boa proposta, mas é preciso começar pelo começo: mantendo sempre a comunhão com Deus.

_________________________________________________

Reflexão

O passar dos anos não deve assustar ninguém. Nós nos modificamos, graças a Deus, mas não nos destruímos e, se quisermos, nem sequer declinaremos. Adquiriremos uma dimensão maior, mais ampla, mais diversificada, multiplicados nas pessoas sem número que nossa vida vai incluindo.

Frei José Carlos OFMcap
_____________________________________________________
Leituras Recomendadas: At 20,17-27 / Sl 67 / Jo 17,1-11a

Nenhum comentário:

Postar um comentário