domingo, 22 de maio de 2011

Quando o caminho se fizer resistente, faça com resistência o caminho.

Pensamento do dia: Frank Leah
_____________________________________________________
Leitura Bíblica do dia: Atos 21.27-36

Bem-aventurados serão vocês quando os odiarem, expulsarem e insultarem... por causa do Filho do Homem. Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a sua recompensa no céu (Lc 6.22-23a)
_____________________________________________________

Sofrer

Deus escolheu Israel para ser seu povo, mas isso criou nos israelitas (ou judeus) um sentimento de exclusividade que os tornou preconceituosos. Consideravam-se os únicos certos em matéria de religião e chamavam os outros povos de "gentios". Estes nem podiam entrar no templo. Se optassem pelo judaísmo, tinham de seguir a lei judaica. Deus sempre deixou claro que ama todos os povos. Quando o evangelho de Cristo começou a se espalhar, muitos gentios tornaram-se cristãos . Alguns judeus insistiram que deveriam também seguir a lei judaica, mas os líderes cristãos decidiram manter apenas algumas regras (At 15). Esse era o contexto do que lemos hoje Quando souberam da "novidades", muitos judeus acreditaram que Paulo queria destruir o judaísmo - era um herege e deveria ser morto. Pensavam que ensinava mentiras, mas tudo o que fazia era cumprir a ordem de Deus (At 26.17-18). Paulo sofreu muito para cumpri-la - leia em 2Co 11.23-33 a lista de tudo o que passou em nome de Cristo. Ele reclamava? Não: alegrava-se por sofrer por Jesus (2Co 12.10). Fazer o que Deus quer nos torna felizes - mesmo que para isso tenhamos de sofrer.
Ainda hoje muitos sofrem por defender sua fé em Cristo. Tantos cristão vivem em lugares onde não há tolerância religiosa, e muitos morrem por sua fé. precisamos interceder por aqueles que estão sofrendo por Jesus, para que confiem nele apesar das adversidades, mas também ter o cuidado de não sermos "perseguidores" - quando debochamos daqueles que tentam agradar a Deus, chamando-os de "santinhos", "fanáticos", "legalistas". Também não devemos provocar sofrimentos em nosso corpo pensando que isso agrada a Deus. Quando a Bíblia fala em sofrer por Jesus, é pelo motivo certo - para a glória de Deus (veja 1Pe 4.16).

Se for para sofrer, que seja por fidelidade a Jesus!

_____________________________________________________

Reflexão


Ó Deus que na nossa infinita bondade vos dignastes olhar para a prece de vossa serva Santa Rita, concedendo pela sua intercessão o que é impossível à humana previdência, á indústria e ao esforço, como prêmio da sua firme confiança nas vossas promessas: tende piedade de nós em nossa adversidade e ajudai-nos em nossa tribulação, a fim de que os incrédulos possam conhecer que vós sois a recompensa dos humildes, a defesa dos devotos, a força dos que em vós confiam. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
_____________________________________________________
Leituras Recomendadas: At 6,1-7 / Sl 32 / 1Pd 2,4-9 / Jo 14,1-12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário