domingo, 15 de maio de 2011

Lembra-te de conservar o ânimo tranquilo nas situações difíceis.

Pensamento do dia: Horácio
_____________________________________________________
Leitura Bíblica do dia: Atos 14.21-23

Bem-Aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o reino dos céus. (Mt 5.10)
_____________________________________________________

Firmeza

O livro Atos registra um cristianismo corajoso e saudoso, que ia acontecendo na medida em que as pessoas contavam umas às outras suas descobertas na caminhada com Deus, crendo que Cristo era o enviado de Deus ao mundo.Os apóstolos punham suas vidas em risco por às pessoas, para que essas conhecessem a Deus. Aqueles que abraçavam a fé em Cristo, em vez de se dar bem, sofriam perseguição religiosa, discriminação e até ameaças. Não havia promessas de conseguir um emprego melhor, nem de prosperidade financeira ou ascensão social. O que havia era a experiência viva com Deus e isso bastava.
Chama-me a atenção a frase que Paulo e Barnabé dizem aos discípulos, estimulando-os à firmeza: "É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos o Reino de Deus". Isso parece bem o oposto do que se proclama hoje! Quando surge uma "tribulação" (um Problema, uma enfermidade, um revés qualquer) muitos já a conectam a uma ação diabólica, como se cristãos fossem isentos de problemas, como se Deus fosse um tipo de super-herói pessoal que está sempre alerta para nos livrar dos problemas assim que estes surgirem. Isso gera um cristianismo oportunista e infantil. Quem não tem problemas? Quem não sofre angústias? Quem não tem sua fé questionada vez por outra?
Ser cristão implica ter fibra, exercer a justiça, demonstrar amor, compaixão e verdade. Ser cristão não é um seguro contra problemas, e o nome Jesus não é uma senha ou palavra mágica que abre todas as portas. Aqueles discípulos perseguidos foram encorajados a permanecer firmes na fé apenas porque criam em Jesus e se reconheciam amados por Deus, e isso lhes bastava. Que Deus nos torne hoje cristãos maduros, que enfrentam os problemas do dia-a-dia por os pés estão bem firmados em Cristo que nos sustenta!

Vida cristã não é uma carona no céu, mas uma caminhada em solo firme e seguro.

Texto: Paulo Pereira
_____________________________________________________

Reflexão

A oração é amor

Em qualquer tipo de oração, pura contemplação, simples olhar dirigido a Deus, atenção silenciosa e amorosa da alma para Deus. Meditação, reflexão, diálogo
da alma com Deus, orações vocais de qualquer espécie etc., em todas estas espécies e em todas as outras, o que nas orações sempre e sempre deve dominar é o amor. Qualquer que seja o gênero destas orações tão diferentes, sejam mudas ou cantadas, quase sempre sem pensamento ou com muita reflexão, o que lhes dá valor é o amor com o qual são feitas. Para todas estas espécies de oração, sem exceção, para todas as espécies possíveis, permanece eternamente verdade que a melhor oração é aquela em que há mais amor e que a oração é melhor quanto mais for rica de amor.


______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário