domingo, 2 de outubro de 2011

"É preciso viver, não apenas existir."

Pensamento do dia: Plutarco
____________________________________________________

Leitura Bíblica do dia: João 9.1-11

Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo! (Jo 9.24c)
_____________________________________________________

Cegos

Enquanto esteve na terra, Jesus encontrou muitas pessoas que sofriam, seja com o preconceito (publicanos, prostitutas, gentios) ou devido ao problema de saúde (como lepra, cegueira ou paralisia). No texto de hoje, lemos sobre um homem que nunca tinha enxergado na vida. Para um cego naquela época - sem o sistema de leitra em braile, cão-guia ou qualquer facilidade para a sua locomoção - não havia muita opção a não ser mendigar e depender da caridade alheia para ter um pouco de dignidade. No entanto, foi a cegueira que levou aquele homem a encontrar Jesus e a ser curado por ele. Não apenas passou a ver: toda a sua vida foi transformada. Os que se acostumaram a vê-lo pedindo esmolas nem podiam reconhecê-lo. Além da mudança externa e visível, o ex-cego sabia que sua mente tinha sido transformada também. Ele conhecera um homem diferente que o amou apesar de sua deficiência e fezo que pôde para mudar sua situação social e espiritual - deixou de ser um mendigo, passou a crer em Cristo e adorou-o como filho de Deus.
Como aquele homem, somos cegos - espiritualmente - até que Jesus abra nossos olhos e passemos a ver o amor de Deus por nós. Somente quando o conhecemos somos capazes de enxergar um novo caminho e de ter um novo relacionamento com Deus e com as outras pessoas. Quando escolhemos a nova vida em Cristo, aprendemos a adorar somente a Deus, a perdoar e amar os outros e a colocar em prática o que a Bíblia ensina. Podemos, então, "ver" Deus como ele é, e também a nós mesmos como realmente somos: totalmente dependentes dele. Passamos a desejar que todos os outros cegos passem a ver, como nós, ensinando que Cristo veio ao mundo para que aqueles que não veem, vejam (Jo 9.39).
Quando encontramos Jesus e decidimos ser seus discípulos, ele cura nossa "deficiência espiritual" e transforma nossa vida. Você quer deixar de ser cego? Busque Jesus! Ele abrirá seus ohos e lhe dará nova vida!

Conhecer Jesus é enxergar a vida de verdade.
____________________________________________________

Reflexão

Os anjos são pessoas que deixam transparecer luz. Onde elas estão torna-se tudo claro e transparente. Os anjos são pessoas vibrantes de vida, que fazem voltar à vida os que já estavam mortos. Os anjos são pessoas que trazem um pedaço de alegria do paraíso.
Creia-me: os anjos são seres de carne e sangue, que de uma maneira invisível, mantém o mundo em equilíbrio. Você pode sentir neles algo do mistério de uma insondável bondade, que, através de tudo procura chegar aos homens. Neles revela-se um amor que gostaria de abraçá-lo.

_____________________________________________________
Leituras Recomendadas: Is 5,1-7 / Sl 79 / Fl 4,6-9 / Mt 21,33-43.

Nenhum comentário:

Postar um comentário