segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Virgem Maria, como divino imã, atrai a si os corações, por mais errados que vagueiem os seres humanos.

Pensamento do dia: Melchor de Cetina
_____________________________________________________
Leituras Bíblicas do dia: Atos 10.34-43

O povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo (Lc 13.17)
_____________________________________________________

Fazer o Bem

Há dentro do ser humano um desejo de fazer o bem. Mas há, infelizmente, também a tendência de praticar o mal. Na carta aos romanos, o apóstolo Paulo menciona esta luta interior. "Tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo." Como Paulo, temo que admitir que, por nos termos separado de Deus, condição que a Bíblia chama de pecado, este nos prende ao maligno. Isto não acontecia com Jesus, Dele lemos em Atos 10.38 que "Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder e... ele andou por toda a parte fazendo o bem." E o autor da carta aos Hebreus declara: "Não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém sem pecado" (Hb 4.15).
É verdade, Satanás se empenhou ao máximo para desencaminhar Jesus com todo tipo de tentações e provocações. Mas Jesus não cedeu. por onde andou, fez o bem.
Qual foi o bem maior que Jesus fez na vida do prezado leitor? Na minha vida foi o perdão dos meus pecados, reconciliando-me com Deus. Isto representa a misericórdia, o amor a grande compaixão de Deus. Este é o bem supremo e indispensável para que a vida faça sentido porque nos proporciona a vida eterna. Sem ele, tudo o mais terá no máximo valor momentâneo e acabará se perdendo. Não há nenhum mérito de minha parte. É tudo graça sobre graça. E se ao longo dos anos pude fazer alguma coisa boa, repito foi pela graça de Deus. Concordo plenamente com o que diz Filipenses 2.13: "É Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele." É só assim que também nós somos capacitados a fazer o bem de fato: um bem de valor eterno porque está fundamentado no próprio Criador.

Fazer o bem significa deixar Deus agir através de nós.

_____________________________________________________

Reflexão

Mensagem para os que vão se casar

Parece importante valorizar o tempo do namoro. Este não será apenas um momento de encontros alegres. Será fundamental que neste tempo, rapaz e moça se conheçam solidamente. Um conhecimento sério dos noivos permite maior solidez ao casamento. O casamento tem fundamento quando existe verdadeiro e sólido amor. Não basta apenas a atração sexual. Somente dentro do casamento, com compromisso sério de vida a dois, é que são saudáveis os encontros sexuais. o amor necessário para o casamento deverá se revestir de doação, entrega, fidelidade, renúncia aos próprios interesses. Deve-se dizer que o amor para o casamento será profundamente exigente. Os noivos batizados, que se casam na igreja, precisam projetar essa cerimônia com seriedade e profundo esp´rito de fé. Não é correto banalizar o sacramento do matrimônio.

_____________________________________________________
Leituras Recomendadas: At 13,44-52 / Sl 113 / Jo 14,21-26

Nenhum comentário:

Postar um comentário