quarta-feira, 11 de maio de 2011

"O alimento que o ser humano precisa no mais profundo de si é a comunhão com o próprio Deus".

Pensamento do dia: Papa Bento XVI
________________________________________________________

Leitura Bíblica do dia: Ezequiel 33.30-32

Eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei (...) eu não saberia o que é cobiça se a lei não dissesse: "Não cobiçarás" (Rm 7.7d).
________________________________________________________
Deus revelou a Ezequiel um problema que os seus ouvintes ignoravam. Mostravam-se religiosos e expressavam devoção, mas alimentavam a cobiça no seu coração. Dominados por um desejo ávido de ganhos injustos, eram condenados pela Lei de Deus: "Não cobiçarás" (Êx 20.17a). Precisavam confessar seu pecado e corigir a sua vida para ouvir o profeta com proveito e obedecer a Deus.A cobiça é a base de muitos erros (pecados). Geazi, servo de Eliseu, viu que o profeta resolveu não aceitar os presentes oferecidos Naamã e correu atrás do oficial, alegando que Eliseu mudara de ideia! Recebeu os bens e guardou-os secretamente. A cobiça o levou a mentiras e enganos, e por isso foi julgado pelo profeta, que sabia de tudo por revelação de Deus. A lepra sempre lembraria Geazi do seu pecado (2Rs 5). Jesus ensinou que olhar para outra mulher e desejá-la é o mesmo que o ato de adultério (Mt 5.27) e que ninguém pode servir a Deus e ao dinheiro também (Mt 6.24). Mas tarde, Paulo escreveu que a ganância é idolatria (Cl 3.5).
Aquilo que colocamos no lugar de Deus - o primeiro lugar - tona-se objeto de nossa adoração. João contou a história de Diótrefes, que gostava de ser o mais importante. o foco de sua adoração era ele mesmo na posição desejada, sem considerar o prejuízo à causa do Evangelho (3Jo 9). No contexto do versículo em destaque, Paulo mostra que a cobiça é uma manifestação da (má) natureza que herdamos de Adão, incapaz de cumprir a lei de Deus. Mas a culpa é nossa se fazemos o que não queremos e não fazemos o que devemos fazer. Graças a Deus por Cristo, que com seu sangue nos libertou da escravidão ao pecado. Por isso podemos evitá-lo, buscando agradar a Deus com a nossa vida.
Quem cobiça despreza a vontade de Deus.
Texto: Paulo Pereira
__________________________________________________
Reflexão
Matrimônio é vocação
Olhando para a alegria das crianças, faz pensar no matrimônio. Consolando um adolescente, faz pensar no casamento. Admirando o sonho de um jovem, faz pensar e ter a certeza que o casamento é uma Vocação. Não pode haver um mundo melhor se não recuperarmos a dignidade do matrimônio. è no aconchego do lar que Deus se manifesta. É na intimidade da família que aprendemos em primeiro lugar a viver à imagem e semelhança de Deus. Nenhuma instituição, por mais perfeita que seja, possa substituir na totalidade os segredos de uma família quando esta estiver estruturada. No lar de Nazaré aprendemos com a Sagrada Família os segredos da superação, da conquista, da vitória e do amor mais profundo em Deus. Pela oração em Família e a família na comunidade, a vida volta a sorrir e brilhar como Deus quer. É tarefa dos pais, educar para acertar no lar.
Dom Frei Severino Clasen, OFM
_________________________________________________
Leituras Recomendadas: At 8,1b-8 / Sl 65 / Jo 6, 35-40

Nenhum comentário:

Postar um comentário