quarta-feira, 18 de maio de 2011

A verdade é a luz em que a pessoa deve se submergir por inteiro.

Pensamento do dia: Bv. Papa João XXIII
____________________________________________________
Leitura Bíblica do dia: 1 Coríntios 13.1-3

O ódio provoca dissenção, mas o amor cobre todos os pecados (Pv 10.12)
____________________________________________________

O amor vence sempre

Certa vez ouvi uma história que uma mulher, buscando aconselhamento com um psicólogo, disse a este o quanto o odiava seu marido e que desejava divorciar-se dele. "Quero machucá-lo o mais que puder", disse ela. "Nesse caso," completou o psicólogo, "eu a aconselho a enchê-lo de todo tipo de elogios e palavras de carinho. Quando, então, você se tornar indispensável para ele e ele pensar que você o ama desesperadamente, entre com a ação de divórcio. Esse é o melhor caminho para feri-lo."Alguns meses mais tarde a mulher voltou ao psicólogo para relatar o que havia acontecido ao seguir seus conselhos. "Bom," disse ele, "agora chegou o momento de você começar com a papelaria do divórcio." "Divórcio?" exclamou a mulher com indignação, "jamais! Apaixonei-me por ele."
Não é por acaso que a Bíblia que aquilo que o homem semear, isso também ele colherá (Gl 6.7). E não há semente que produza uma colheita melhor do que a semente do amor. Quando nos dedicamos a espalhar o amor, a nossa vida se enche de brilho, de satisfação e de verdadeira alegria. Um gesto de carinho, a mão que se apressa a ajudar, um sorriso sincero enchem nossa alma de alegria e, mesmo que não haja retribuição, tornam nosso dia muito mais aprazível. É por isso que a Bíblia diz que o ódio provoca contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.
Quando estamos diante de um conflito, um instante de mau-humor, uma provocação ou uma atitude antipática, a pior coisa que podemos fazer é pagar com a mesma moeda. Quando fazemos isto, tomamos para nós as qualidades negativas dos que nos ofendem. se devolvermos tudo com carinho e com amor, não apenas conservaremos nossa paz interior, como proporcionaremos aos ofensores a oportunidade de uma reflexão sobre suas ações e, talvez, de mudar sua maneira de agir.

Quer vencer sempre? Pratique o amor!

____________________________________________________

Reflexão

Revigoramento da Fé

A fé é mera repetição de doutrina. Não é pratica de orações e rituais mais ou menos alienados. A fé é um salto no escuro. Cristo Jesus vai se desenhando no horizonte de uma existência e quer arrancar de nós um sim definitivo de entrega. A fé é a adesão da mente e do coração a realidade que não podem ser vistas, mas que se apresentam cheias de fundamento. Abraão ouviu a voz do Senhor, creu que sua descendência seria mais numerosa que as estrelas do céu e as areias das praias, partiu para uma terra desconhecida confiando apenas na promessa do Senhor. A pessoa da fé, o cristão da fé, crê que Ele veio ser nosso irmão, continuando a ser nosso Deus. Tudo orienta para a ressurreição do Senhor e crê que o Ressuscitado está em nosso meio agindo e levando, pelo espírito, o mundo á plenitude.

____________________________________________________
Leituras Recomendadas: At 1,24-13,5a / Sl 66 / Jo 12,44-50

Nenhum comentário:

Postar um comentário