sábado, 16 de julho de 2011

"Ser alegre é ser forte; a alegria é uma alavanca".

Pensamento do dia: Guerra Junqueiro
_____________________________________________________
Leituras Bíblicas do Dia: Hebreus 11.1-6

A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. (Hb 11.1)
_____________________________________________________


O autor da carta aos Hebreus foi direto: fé não tem nada a ver com provas. isto é, a fé não apenas não precisa "ver com os olhos" para ter certeza, como também não adianta mostrar montes de provas a quem quer que seja para que creia. Lembra-se de quando Jesus ressuscitou Lázaro, que já estava morto e sepultado? Em vez de crer, os líderes religiosos se sentiram ainda mais impelidos a matar Jesus. A narrativa dos evangelhos diz que o próprio Jesus não confiava na fé dessas pessoas. Por isso creio que a fé só é possível a quem a recebe por revelação do Espírito Santo - a Palavra diz que ninguém pode dizer que Jesus é o Filho de Deus (isto é, crer que ele é Deus), a não ser pelo Espírito. Milagre nem argumento algum levará alguém a crer.
Mas, por outro lado, já vi estas duas letrinhas serem tão maltratadas... fé confundida com confiar em um galho de arruda atrás da orelha... com manifestações exteriores de religiosidade... com falar como quem tem fé para "convencer" Deus de que é digno de alguma coisa... e o que mais?
Fé é nada mais nada menos que uma certeza interior profunda e inabalável da verdade do que Deus diz, mesmo diante da falta de qualquer prova ou demora de resposta à oração. Tendo fé, mesmo diante das mais contundentes "provas" em contrário, simplesmente não dá para conceber a mais remota possibilidade de que este universo tenha sido criado de outra forma que não pelo Eterno que se tornou acessível a nós em Jesus Cristo, e que nele mostrou toda a beleza do seu caráter e provou seu amor e misericórdia. Simplesmente não dá para negar o que fica patente aos olhos da fá.
E por enxergar pela fé, obedeço, mesmo quando a minha vontade parece, aos meus olhos, tão mais agradável que a vontade do Pai.

Graças pois a Deus por nos conceder fé.
Que Ele conceda ainda mais!

____________________________________________________

Reflexão

A tolerância

A tolerância é uma virtude que tudo suporta, apesar das amolações que enfrentamos diariamente. Não reclame, não se queixe, não dê bola para a irritação. Aceite e agradeça até o que não é muito bom, porque no final tudo acaba dando certo. A tolerância confia, é equilibrada e serena por causa desse jeito otimista. Quando você explica e fala com carinho a uma pessoa resmungona, está sendo tolerante. A tolerância pode lhe mostrar muitas lições. Para conviver é preciso compreendê-la, não brigar a toa, saber se colocar no lugar do outro. Não é fácil, mas quando a gente consegue ser tolerante, ganha o mundo e tudo fica melhor!

Selma Said
_____________________________________________________
Leituras Recomendadas: Sl 85 / Rm 8,26-27 / Mt 13,24-43